domingo, 27 de novembro de 2011

Um caminho para a excelência pessoal chamado Coaching


Boa tarde meu caro!

O assunto que hoje me traz por aqui é a excelência pessoal.

Excelência pessoal significa para mim dar o nosso melhor em tudo o que fazemos na vida. Seja o que for que façamos, tudo deve ser feito com a máxima atenção, carinho, amor, cuidado, zelo, rigor, alegria, em suma, numa só palavra, com EXCELÊNCIA.

Desde ouvir com atenção verdadeira alguém que fala connosco, a levar o lixo ao contentor sem me sujar, a mexer o café no leite com total consciência e atenção ao que estou a fazer, a não interromper o interlocutor que nos fala e que, por isso tem, obviamente, a prioridade (diz-me a quantidade de pessoas que conheces que faz isto? A quantidade é tão pequena que até assusta…), a ouvir atentamente o que um sábio professor nos transmite numa aula, a praticar desporto com excelência, com plena atenção e presença no momento, a fazer um trabalho, seja ele académico, profissional ou voluntariado (ainda para mais nesta circunstância em que não há aparentemente nenhuma recompensa material tangível), a ser grato e dizer pelo menos um obrigado a toda aquela pessoa que apresenta uma boa acção que nos beneficia, por mais pequena que seja, como seja abrir-nos a porta para passarmos, a planear detalhadamente um projecto ou uma viagem com os nossos amigos, família, ou namorada, enfim, o objectivo máximo da nossa vida é ser excelente em tudo aquilo que fazemos. 

E ser excelente significa nada mais, nada menos do que dar tudo o que tenho, não necessariamente criar uma obra visivelmente e tangivelmente excelente. Por outras palavras, o Ser Excelente precede o Fazer Excelente e o Ter Excelente. Quando falo de Ser Excelente é ao Ser Excelente que me refiro porque, quando isso é verdadeiro e sólido, tudo o que se lhe segue (embora possa levar o seu tempo), será também de natureza excelente. Ser excelente significa dar o nosso melhor, mesmo quando não houver recompensa material, mesmo quando ninguém estiver a ver, mesmo quando ninguém nos aplaudir, mesmo quando possam haver consequências negativas (lamento informar mas, num mundo desequilibrado como é aquele em que vivemos, ser Excelente tem muitas vezes consequências negativas, sendo a solidão, a exclusão social, a humilhação, o sarcasmo, entre outras punições – por parte dos que odeiam mortalmente a Excelência, entenda-se - as mais evidentes), principalmente aí! A única motivação digna por parte daqueles que almejam a Excelência deverá Ser o bem-estar, a consciência tranquila, a realização pessoal, proveniente de se saber que estamos a fazer o nosso melhor, que mesmo que os resultados não tenham sido aqueles que esperávamos isso deveu-se  a factores que não controlávamos (não está no meu controlo ser o melhor aluno da turma, uma vez que não é possível controlar o desempenho alheio…mas está totalmente nas minhas mãos estudar para 20 valores!). E o nosso papel é meramente o de distinguir isso! Será que não tivemos 20 valores porque não demos o nosso máximo? Ou será que não tivemos 20 valores porque o Professor é casmurro ao ponto de não dar 20 valores a ninguém? É que neste caso, a responsabilidade não foi nossa e resta-nos a consciência tranquila de termos dado o nosso melhor!

No entanto, para que raio serve esta conversa da excelência? Onde raio quer este gajo chegar com esta conversa? Onde queremos chegar com esta conversa é um local a que eu chamo: VIDA DE SONHO! É isto mesmo vida de sonho! E uma vida de sonho é uma vida de máxima realização pessoal e mínimo sofrimento. Sejas tu quem fores, seja eu quem for, todos nós seres humanos existentes à face do planeta Terra, temos, pelo menos, duas coisas em comum e que servem de base motivacional para tudo (e quando digo tudo é mesmo tudo, 100%, e não 99, 99999999999….%) aquilo que fazemos na vida. Preparado (a) para saber ou relembrar o que são essas duas coisas? Então aqui vai: tudo o que fazemos na vida tem por finalidade básica, obter felicidade ou evitar o sofrimento! Ninguém no seu perfeito juízo poderá negar isto, por maior que seja o seu nível de má fé! Pensemos um pouco: qual o motivo pelo qual vamos à escola durante tantos anos? Vamos à escola durante imensos anos porque nos ensinam desde pequenos que, se queremos ser alguém na vida, isto é, ser felizes e evitar sofrer, temos que estudar o máximo possível, tirar as melhores notas que nos for possível, adquirir o máximo de competências possível para que possamos arranjar um emprego, possamos ganhar dinheiro, possamos integrar-nos o mais harmoniosamente possível na sociedade, possamos ter condições para constituir família e sustentá-la em boas condições, adquirir uma casa, passar boas férias, enfim, ter boas condições de vida. E para que serve ter boas condições de vida senão para que possamos ter o máximo de felicidade e o mínimo de sofrimento? É essa a intenção de base, seja o que for em que estejamos envolvidos! E nada disso é possível sem Excelência, tendo a mesma vários graus de expressão e manifestação congruente com as possibilidades de cada indivíduo, como é óbvio.
A Excelência é importante porque a vida, tal como a concebo, é uma espécie de escultura. Para que a escultura saia bem feita é óbvio que o escultor tem que ter arte, tem que ter conhecimentos, tem que ter recursos, tem que ter paciência, tem que ter formação adequada, tem que saber resguardá-la de perigos exteriores, enfim, tem que Ser Excelente! Tal como na nossa vida. Para termos uma vida Excelente, a tal VIDA DE SONHO de que há pouco falávamos, temos, em primeiro lugar, de Ser Pessoas Excelentes!

Muitas pessoas, das quais já fiz parte, se queixam de que a sua Vida, ou seja, a sua Escultura, não é aquilo que desejam. No entanto, muitas dessas pessoas são também mesquinhas, egoístas, mal-educadas, irascíveis, preguiçosas, invejosas, tratam tudo e todos que encontram com o máximo desrespeito de que são capazes e, por fim, dão-se ao luxo de não assumir a responsabilidade por terem uma vida medíocre a todos os níveis! Nós apenas podemos obter aquilo que damos. Se nada damos, nada recebemos! Se o que damos é de fraca qualidade, o que receberemos será de fraca qualidade. Se o que damos é de elevada qualidade, o que receberemos será obrigatoriamente de elevada qualidade (embora possa não ser imediato, é apenas uma questão de tempo)! Se eu trato toda a gente com amabilidade, gratidão e boa educação a probabilidade de obter o mesmo em retorno aumenta muito, certo? Se eu procuro dar a toda a gente que cruza a minha vida o melhor que me for possível é provável que receba por parte destes outros o melhor que lhes é possível, certo? Se agimos com compaixão pelo próximo, procurando sempre entender que todas as suas acções, por mais estranhas que pareçam aos nossos olhos, são legítimas tendo em conta o modo como este vê o mundo e a vida, é provável que façam o mesmo comigo ou, pelo menos, teremos alguma legitimidade para esperar isso em retorno (embora não dependa de nós). Por outras palavras, Excelência tende a produzir Excelência! Ser Excelente tende a ter como consequência uma vida Excelente! A tal VIDA DE SONHO  de que falávamos no início. Então e como se desenvolve e integra essa capacidade na nossa vida? Pessoalmente, conheço vários métodos que resultam e me permitem funcionar com Excelência mas, para já, vou apresentar um método que melhor me tem permitido ajudar a mim próprio e a outros no caminho da Excelência Pessoal. A este método de desenvolvimento e integração de Excelência Pessoal, dá-se o nome de Coaching!

O Coaching é um processo segundo o qual é possível rumar desde um Estado Actual até um Estado Pretendido. É uma premissa do Coaching que é sempre possível traçar um caminho entre um Estado Actual e um Estado Pretendido. O Coachee, ou seja, o cliente que se submete ao processo de Coaching, é quem vai realizar a travessia deste caminho, sendo o Coach uma espécie de guia, um facilitador, um catalisador da mudança que, através de perguntas poderosas, pertinentes e contextualizadas, (baseadas num profundo conhecimento da vida e da história de vida da pessoa a quem coube a oportunidade de ajudar) vai puxar pelo seu coachee, vai levá-lo a explorar possibilidades e alternativas, vai apoiá-lo nos momentos em que a travessia desse caminho parecer mais difícil e acidentada, ao ritmo, velocidade e forma que o coachee desejar, sem nunca impor o que quer que seja. Este processo permite ao coachee desenvolver uma qualidade extraordinária de aprender a conhecer-se, de aprender a pensar pela sua própria cabeça, aprender a confiar que as suas próprias ideias são válidas e mesmo as únicas que o mesmo pode seguir se almeja verdadeiramente atingir uma VIDA DE SONHO, seja lá o que isso representar para cada pessoa, para cada Coachee em particular. O objectivo do Coaching nunca poderá ser o de dar conselhos uma vez que, por definição todo e qualquer conselho é necessariamente descontextualizado. Cada pessoa é cada pessoa, um Ser único e individual, com ritmo próprio, sonhos próprios, aspirações próprias, estratégias próprias e, neste contexto e no limite, apenas o próprio poderá determinar com total certeza e precisão o que é melhor para si, quais as melhores estratégias para conseguir o que é melhor para si, enfim o caminho mais harmonioso para lá chegar. Em suma, o Coach tem as perguntas e o Coachee tem as respostas.

O processo de Coaching tem também por base o compromisso entre Coach e Coachee, sendo que em cada sessão o Coachee se compromete com o Coach e consigo mesmo a realizar determinadas tarefas mutuamente acordadas, tarefas essas que têm a finalidade de aproximar o Coachee cada vez mais dos Objectivos pretendidos. Coach e Coachee acordam que até à sessão seguinte, certas tarefas serão executadas e o Coachee compromete-se a informar o Coach acerca da realização dessa tarefa (uma pergunta típica realizada pelo Coach nestas situações è uma questão célebre: “Como poderei eu saber que realizaste a tarefa X?”).

Os moldes em que decorrem as minhas sessões de Coaching são os seguintes, quer por Skype, quer presencialmente:
  • Uma primeira consulta gratuita e sem qualquer compromisso. Este primeiro contacto tem por finalidade averiguar o nível de compatibilidade entre Coach e Coachee, determinar o estado actual do Coachee e definir Objectivos e acordar os moldes em que as seguintes sessões irão decorrer (duração de cada sessão e sua frequência – por exemplo, semanal; preços e modo de pagamento; regime Skype ou presencial; duração prevista do processo – por exemplo, 3 meses).
  • Nas seguintes sessões, trabalhar-se-ão os Objectivos definidos pelo Coachee, de acordo com as suas prioridades (identificados na primeira sessão), utilizando processos poderosos e de eficácia comprovada. 
Em suma, alguns benefícios de quem passa por um processo de Coaching: 
  • Maior auto-confiança e segurança
  • Entusiasmo e determinação
  • Mais e melhor auto conhecimento
  • Consciência do perfil actual e da proximidade ou distância do perfil pretendido
  • Metas claras sobre o desenvolvimento pessoal e profissional
  • Investimento na qualidade de vida como um todo
  • Mais equilíbrio e expansão do Potencial Emocional
  • Melhor capacidade de fazer escolhas adequadas                                                                                                                                                                                                                                           Para marcação de sessão experimental contacta-me: (+351) 964 106 034 ou hugojesusroque@gmail.com                                                                                                                                                           

2 comentários:

  1. Parabéns excelente texto eu amei e você realmente falou tudo o que eu estava sentido mas, não sabia o que era, aliás uma pequena peculiaridade é o primeiro texto que vejo que o vocabulário é diferente encontrei palavras diferentes do português que estou acostumado, o que me faz pensar que você não é brasileiro, de qual país você é?

    ResponderEliminar
  2. Caro fd, obrigado pelo elogio! Eu nasci em Portugal, mas considero que sou cada vez mais um cidadão do mundo, capaz de lidar com qualquer tipo de pessoa, seja de que cultura for. Porque no fundo, todos nós estamos conectados, todos somos um. Na verdade, é mais o que nos une do que nos separa. Todos nós, independente de onde nascemos e vivemos, desejamos ser felizes e não sofrer. Se tivermos isso em mente na relação com os demais, tudo será cada vez mais fácil. Um grande bem-haja, forte abraço desde o calor fresquinho de Portugal ;)

    ResponderEliminar